Gabriela Oliveira

Receita

Mesa de Natal alternativa: assado especial de tofu

Natal não tem que ser sinónimo de peixe e carne na mesa e há cada vez mais projectos que divulgam alternativas, sem perder a tradição. Gabriela Oliveira, autora de vários livros de cozinha vegetariana, partilha a receita de um assado familiar com sabores portugueses

Texto de P3 • 18/12/2017 - 16:45

Distribuir

Imprimir

//

A A

Assado especial de tofu, por Gabriela Oliveira

(para 8 a 10 doses)

 

Do que precisas:

2kg de batatinhas para assar

1 couve portuguesa pequena (700g) ou couve kale (300g)

6 dentes de alho

2 cebolas grandes

4 tomates muito maduros (500g)

½ pimento vermelho

½ pimento verde

2 folhas de louro

600g de tofu

alho em pó, pimentão-doce, cominhos, orégãos, tomilho e pimenta preta q.b.

molho de soja q.b.

10 azeitonas

1 romã (para servir)

sal e azeite q.b.

 

Como fazer?

1. Descasca e corta as batatinhas ao meio ou em quartos. Coloca-as num tabuleiro e tempera com um fio de azeite, sal e pimentão-doce, envolvendo bem. Leva ao forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 30 a 40 minutos ou até dourarem levemente, enquanto prepara os restantes ingredientes.

2. Corta a couve em pedacinhos e leva a cozer em água com sal, por oito minutos; escorre bem. Numa frigideira com um fio de azeite, salteia a couve com quatro dentes de alho picados e reserva.

3. Corta a cebola em rodelas finas, pica o tomate (sem pele) e os restantes dentes de alho; corta os pimentos em tirinhas.

4. Numa frigideira com um fio de azeite, refoga a cebola e o alho que sobrou; junta o tomate, o pimento e as folhas de louro e deixa cozinhar até ficarem macios. Deita uma chávena de água quente e tempera com sal, cominhos e tomilho. Deixa ferver e apaga o lume.

5. Corta o tofu em fatias bem finas e pequenas, coloca-o numa frigideira e tempera com um fio de azeite, molho de soja, alho em pó, pimentão-doce, orégãos, tomilho e pimenta preta moída na hora. Salteia o tofu por quatro minutos e retifica o tempero (se necessitar de sal, junta mais molho de soja).

6. Dispõe os ingredientes por camadas numa assadeira: no fundo, a cebola com o molho; depois, a couve salteada e, por cima desta, o tofu e as azeitonas descaroçadas; no topo, as batatinhas douradas. Rega com um fio de azeite e polvilha com mais um pouco de pimentão-doce e orégãos.

7. Leva de novo ao forno a 200ºC por cerca de 20 minutos ou até que as batatinhas fiquem crocantes. Serve com salsa picada e bagos de romã.

Voltar ao topo

|

Corrige
Eu acho que