Karikurila, a cidade imaginada de Rafaela Rodrigues

autoria Ana Jorge Teixeira

// data 13/03/2018 - 11:53

// 3506 leituras

"No final de 2017 fiz uma viagem pela Europa de Leste e vi cidades com diferentes arquitecturas e arte urbana. Voltei cheia de ideias e referências." As palavras são da ilustradora Rafaela Rodrigues que, em entrevista ao P3, explica como nasce Welcome to Karikurila, uma cidade imaginada por Rafaela que podes conhecer até 10 de Abril na Circus Network, no Porto.

 

Karikurila é "uma cidade utópica, onde reina o bom humor e alguma paz". Mas não fica por aqui: "Todas as ruas têm murais que contam histórias e dão cor à cidade". A ilustradora confessa que é a cidade "onde gostava de viver".

 

O trabalho da artista madeirense passou dos papéis para uma exposição na Circus Network. Quando recebeu o convite, Rafaela quis "realizar um projecto diferente" e que se adequasse ao espaço da galeria, mais direccionado para a arte urbana. Assim, decidiu que "queria explorar a ideia de uma cidade ilustrada e as pessoas que nela vivem".

 

Em todos os seus trabalhos, a inspiração vem das coisas que observa no dia-a-dia, nos trabalhos de outros ilustradores, em músicas, fotografias ou filmes. Welcome to Karikurila não é excepção. As ilustrações da exposição são retratos de coisas de que gosta na cidade: "o movimento, as pessoas, as paisagens e a cultura". A acompanhar as ilustrações há um "fanzine que se chama Welcome to __________, um convite à criação de novas cidades ilustradas”, revela. É só preencher o espaço vazio com o nome da cidade — real ou imaginada — onde gostaríamos de viver.

Eu acho que